Gravando

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

I Colóquio Internacional Cinema e Identidades Latino-Americanas

I Colóquio Internacional Cinema e Identidades Latino-Americanas
De 14 a 18 de setembro
gratuito

O I Colóquio Internacional Cinema e Identidades Latino-Americanas marca a reabertura ao público do Memorial Getúlio Vargas – fechado há alguns meses por conta das fortes chuvas ocorridas na cidade, em abril passado – e a continuidade do Projeto Cine História no Memorial – lançado em 2009 para a reflexão sobre os usos da memória e da história pelo cinema, com o objetivo de celebrar o passado, valorizar o debate a respeito da história e da memória nacional na contemporaneidade – com a reabertura também do cinema e a exibição da sua nova programação – compondo, assim, a sua segunda edição.

Fruto da parceria entre o MMGV e o GPMC, da UFRJ, este evento, totalmente gratuito, – que exibirá filmes, promoverá debates e realizará oficinas – possui caráter interdisciplinar e reúne pesquisadores, cineastas e artistas em torno da proposta de debater os múltiplos e díspares processos de constituição das identidades nacionais por intermédio da cinematografia latino-americana das décadas de 1960 a 2000.

As diferentes abordagens e perspectivas teóricas reunidas neste evento possibilitarão, durante as tardes de cinco dias, um debate amplo a respeito de algumas das principais questões que atravessam o pensamento contemporâneo sobre cinema, entendido como acontecimento e linguagem que marcam a experiência moderna.

Além dos filmes e debates, o Colóquio oferecerá aos participantes oficinas de cinema, música, artes plásticas e instalações textuais, com importantes profissionais da área. São eles: a cineasta Nina Tedesco (oficina de cinema); o músico e mestre em Educação Pedro de Albuquerque Araújo (oficina de música); o artista visual Douglas Thomaz (oficina de artes plásticas), e a atriz e pesquisadora Maíra Gerstner (oficina de instalações textuais). Serão entregues certificados para os participantes do evento.

Vale lembrar que com este Colóquio, o objetivo de realizar a segunda edição do projeto Cine História no Memorial é de reforçar a vocação educativa desse Museu como um espaço permanente de reflexão e produção de novos conhecimentos.

Serviço:

Local: Memorial Municipal Getúlio Vargas
Praça Luis de Camões s/n. – subsolo - Glória
Dias: 14/09, das 14 às 22hs; 15, 16 e 17/09, das 18 às 22hs, e 18/09 das 14 às 21hs.
Entrada gratuita
Capacidade: 116
Acesso para deficiente físico: Sim (com cadeira mecânica)
Não há estacionamento próprio

Informações adicionais do projeto:

site do Memorial Getúlio Vargas: http://www0.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas
blog do evento: http://ccila2010.wordpress.com/
Pelos telefones: 2245-7577 ou 2237-5234

Nenhum comentário:

Postar um comentário