Gravando

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CURSOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL EM CUBA

janeiro - dezembro 2011

convênio projeto pro@rte brasil-escuela internacional de cine y tv, cuba
(OBS: estes cursos não tem vestibular nem limite de idade)

ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

(2 semanas) janeiro 24 - fevereiro 4 com JUAN MADRID (Espanha) 1200 Euros

Aulas teóricas e praticas sobre o processo de criação do roteiro cinematográfico passo à passo. Análise e discussão de filmes selecionados e práticas com exercícios de dramaturgia. O objetivo da oficina é converter o aluno (caso ainda não o seja) em um contador de histórias, dominando a arte de narrar aplicada ao roteiro de cinema, para roteiros de curta ou longa-metragem. No final do curso, o estudante terá elaborado um projeto de roteiro de longa ou finalizado um roteiro para um curta de 15 min.

o professor: Um dos mais importantes escritores espanhóis contemporâneos. Roteirista de varias séries de televisão, entre elas "Brigada Central". Seus romances (mais de 40 publicados) foram traduzidos a 13 idiomas em mais de 15 países. Ministra cursos em universidades de vários países assim como na EICTV. Seu romance "Días Contados", foi adaptado para o cinema com grande sucesso. Outros 3 romances seus foram também levados as telas.

vagas: 15

nível: I

FORMATAÇÃO DE PROJETOS IBERO-AMERICANOS

(2 semanas) janeiro 24 - fevereiro 4 com TITA LOMBARDO (México) 1200 Euros

Análise do processo de produção e suas características. Desenho de produção e desenvolvimento de projetos. O papel do produtor e o roteirista junto ao diretor. Orçamento. Locações. Seleção de atores. Plano de filmagem. Lançamento do filme.


a professora: Produtora de ampla experiência profissional no cinema e em publicidade. Trabalhou para reconhecidas produtoras mexicanas e internacionais como: Clasa Films, Desiertos Films, Ivania Films, Mirador Films, Altavista Films, Tequila Gang, Amiguetes Entreteinment e Tabasco Films. Atualmente é diretora geral da produtora de cinema e publicidade KMZ Producciones. Participou nos longas "Rudo y cursi", de Carlos Cuarón; "Babel" e "Amores Perros", de Alejandro González Iñárritu; "Asesino en serio", de Antonio Urrutia; "Sin dejar huella", de María Novaro; "Profundo carmesí", de Arturo Ripstein e "El ángel de fuego", de Dana Rotberg, entre outros.

vagas: 15

nível: I

A CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA A PARTIR DO CORPO E A ESCRITURA

(DO ROTEIRO AO ATOR, DO ATOR AO ROTEIRO, DA IDEIA À ESTRUTURA, DA ESTRUTURA À EMOÇÃO)

(2 semanas) janeiro 31 - fevereiro 11 com MARÍA DE LOS ÁNGELES "Chiqui" GONZÁLES (Argentina) 1300 Euros

Uma proposta aberta e múltipla onde numa primeira etapa os alunos produzem textos, ideias para roteiros. Pontos de partida para a busca da história: a cena própria, os mitos, os jogos, os géneros. As poéticas pessoais nas escrituras cinematográficas. Na segunda etapa da oficina, vem a abordagem do trabalho do ator: a estrutura dramática, as imagens e o corpo. Busca do personagem, vínculos e acções para a cena. A direção de atores. Criação e montagem das cenas. Prática de mis-en-scène com atores


a professora:

María de los Ángeles Gonzáles é diretora teatral com uma extensa produção como atriz, diretora, dramaturga e roteirista. Professora da Universidade de Buenos Aires e de TEA (Escuela Integral de Televisión) também em Buenos Aires. Ministra de Inovação e Cultura do Governo da Província de Santa Fe, Argentina. Expositora nacional e internacional sobre experiências e políticas da infância, gestão e inovação cultural. Especialista em alfabetização mediática e produção de conteúdos. Designer de conteúdos de “La Señal”, televisão pública da Província de Santa Fe.

vagas: 20

nível: intermediário

REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

(3 semanas) fevereiro 7 -25 com ROLANDO ALMIRANTE (Cuba) 1800 Euros

Introdução à historia do documentário. Metodologia de pesquisa. Especificidades da realização de documentários como interpretação criativa da realidade. Trabalhos práticos baseados na elaboração de projetos de documentário e análise de casos concretos.


o professor: Realizador e produtor de documentários e programas de TV e Radio. Diretor criativo de Publicidade. Professor de meios audiovisuais da Faculdade de Comunicação da Universidad de la Habana, del Instituto Superior de Arte (ISA), alem da EICTV. Membro da Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências dos Estados Unidos. Graduado em jornalismo no Instituto Superior de Ciências Políticas da cidade de Lvov na Ucrânia. Tradutor e intérprete de russo.

vagas: 16

nível: I

FOTOGRAFIA AVANÇADA: O COLOR ATRAVÉS DO PROCESSO CINEMATOGRÁFICO DIGITAL

(6 semanas) fevereiro 7 - março 18 com LAURA VIVIANI (Argentina) , NANCY ANGULO (Cuba), PAULO ANDRÉS PEREZ (Colômbia) , SLAVADOR MELITA (Argenina) 2500 Euros

O color é uma ferramenta fundamental na construção da imagem audiovisual. O curso abordará o tratamento da color ao longo de todo o processo de criação de um filme digital: da conceição na fase de pr´-produção, passando pelo rodagem com tecnologia digital até a pós-produção em Assimilate Scratch e Final Color.

vagas:14

nível: CURSO DE ALTOS ESTUDOS

DIREÇÃO DE ATORES: O PROCESSO DA ATUAÇÃO

(2 semanas) fevereiro 14 - 25 com NIEVES HERNANDEZ (Espanha) 1200 Euros

A oficina abordará a questão interpretativa em geral, com ênfase especial no mundo do cinema e a televisão. Serão analisadas as diferenças e o trânsito comunicacional no âmbito da imagem: do teatro ao cinema, com o objetivo de aprender os mecanismos fundamentais para a direção cinematográfica e teatral em relação ao trabalho com atores. Os exercícios práticos serão gravados e depois analisados no final da oficina.


a professora: Atriz, técnica em gestão cultural e produção. Trabalhou como professora de atuação no Centro de Estudios de La Luz em Alicante (Espanha) e na UNIACC em Santiago de Chile. Como atriz principal tem participado de filmes e obras teatrais premiadas nos Festival de Teatro de Cadiz e Havana. Participou também como cenógrafa e produtora executiva em teatro, cinema e publicidade.

vagas: 15

nível: I

COMPOSIÇÃO E PRODUÇÃO MUSICAL PARA CINEMA E TV

(4 semanas) fevereiro 14 - março 11 com JORGE YGLESIAS (Cuba) , DARSY FERNANDEZ (Cuba), MARCELA SAENZ (Argentina), OSVALDO MONTES (Argentina) 2000 Euros

O objetivo deste curso é ampliar o conhecimento tanto criativo como técnico das diversas etapas da produção musical para obras audiovisuais.

vagas: 14

nível: CURSO DE ALTOS ESTUDOS

ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO PARA ALUNOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

(2 semanas) fevereiro 28 - março 11 com ELISEO ALTUNAGA (Cuba) 1300 Euros

Aulas teóricas e práticas sobre o processo de criação de roteiro cinematográfico. Análise e discussão de filmes selecionados e práticas com exercícios de dramaturgia. Etapas de Criação do roteiro. Acontecimento Dramático. Línea Narrativa. Estrutura por Blocos de Roteiro. Personagem Dramático. Técnicas de Roteiro. Primeira Versão do Roteiro Literário. Contará com um tradutor para assistir nas aulas.


o professor: Eliseo é um premiado escritor de romances, jornalista, ensaísta e roteirista de cinema, radio e televisão. É também professor do ISA (Instituto Superior de Arte de Cuba) e já ministrou oficinas de roteiro em diferentes países.

vagas: 15

nível: I

REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

(4 semanas) fevereiro 28 - março 25 com HECTOR VEITIA (Cuba) y JORGE FUENTES (Cuba) 1800 Euros

Linguagem cinematográfica. Conceito de estilo cinematográfico. Elementos básicos da narração. O diretor e o roteiro literário. Roteiro técnico. Cinema Narrativo e Cinema não Narrativo. Análise de casos. Direção e movimento de atores. Relação com o Produtor e o Assistente. Montagem.

Exercícios práticos de realização polivalentes (pre-produção, produção e pos-produção de um curta de ficção de 3 min baseado numa cena selecionada pelo professor. Cada aluno dirigirá seu próprio curta e também trabalhará alternativamente como produtor, assistente de direção, diretor de arte, assistente de câmara, técnico de som, iluminador e script nos trabalhos dos seus companheiros. Os exercícios terminados serão analisados pela turma e apresentados ao resto da escola no final do curso.


professores:

Héctor Veitía: Graduado em Língua e Literatura Hispânica na Universidade de Havana. Começou a trabalhar no ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficas) em 1961. Realizou mais de trinta documentários em cinema e vídeo. Co-dirigiu "Mujer transparente", premiada em Havana, San Sebastián, Huelva, Trieste e Leipzig. É professor e Chefe do Departamento de Oficinas Internacionais da EICTV.


Jorge Fuentes: Graduado em Língua e Literatura Hispânica na Universidade de Havana. Poeta, cineasta, roteirista, jornalista. Recebeu importantes prêmios e distinções nacionais pela sua extensa obra literária e audiovisual. É professor Titular de Comunicação Audiovisual no ISA (Instituto Superior de Arte de Cuba), Membro das Executivas do Movimento Nacional de Vídeo de Cuba e da Asociación de Cine, Radio y Televisión da Unión de Escritores y Artistas de Cuba (UNEAC).

vagas: 15

nível: I

CÂMERAS DANÇANTES - CURSO DE VÍDEO DANÇA

(5 semanas) março 21 - abril 22 com JORGE YGLESIAS (Cuba) , ISMAEL ALBELO (Cuba), RAÚL RODRIGUZ (Cuba) , SILVINA SZPERLING (Argenina) 2500 Euros

O objetivo desta oficina (que tem como figura central à bailarina, coreógrafa y realizadora Silvina Szperling é que os participantes conheçam os elementos essenciais da linguagem da video-dança, analisem e comparem obras de distintas épocas e estilos, apliquem os elementos analisados em forma prática e ampliem sua percepção visual, cinética assim como sua criatividade. Também visa o desenvolvimento do trabalho colborativo entre participantes vindos de diversas disciplinas e a realização de pelo menos 2 curtas coletivos.


Silvina Szperling (www.movimiento.org/profile/SilvinaSzperling)

Fundadora e diretora do Festival Internacional de Video-danza de Buenos Aires (www.VideoDanzaBA.com.ar), membro del Circuito Videodanza MERCOSUR. Em 2009 coordinó el 3º Foro Latinoamericano de Videodanza: (http://movimientolaredsd.ning.com/profile/ForumLatinoAmericanoVideodanca).

vagas: 14

nível: CURSO DE ALTOS ESTUDOS

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

(3 semanas) abril 11 -29 com YOLANDA BARRASA e LUIS ANGEL RAMIREZ (Espanha) 1400 Euros

Análise e desenvolvimento de projetos visando melhorar seu potencial de venda e co-produção. Introdução aos mercados internacionais e ferramentas para um pitching de sucesso. Como elaborar um "folder" de apresentação de projeto. A rota dos fondos de ajuda para desenvolvimento de projetos. A procura de um produtor. Estratégias para roteiristas. Opçnoes de copordução entre Europa e América. (Para roteiristas com projeto)


os professores:

Yolanda Barrasa: Diretora e roteirista espanhola. Durante seu Mestrado em Roteiro foi aluna de Fernando Castels, Miguel Machalsky, Syd Field e Linda Seger, entre outros. E professora titular da EICTV onde ministra também uma oficina de 'Dramaturgia para curta-metragens'. Leciona na CETYS (Universidad Francisco de Vitoria, em Madrid).


Luis Angel Ramírez: Profissional de ampla experiência na indústria, tanto em cinema com televisão. E docente da Universidad Europea de Madrid. da aulas no Curso de Mestrado em Desenho de Produção em Madrid assim como workshops e seminários em Nantes, Buenos Aires e Nairobi. E membro de ACE (Ateliers du Cinema Européen), EAVE (European Audiovisual Entrepeneurs) a Academia de la Cinematografía de España e a Academia Europea del Cine.

vagas: 15

nível: intermediário

INTRODUÇÃO À TÉCNICA DE SANFORD MEISNER PARA DIRETORES E ATORES

(3 semanas) maio 2 - 20 com STEPHEN BAYLY (EUA) e MARÍA GOWLAND (Argentina) 1400 Euros

Elia Kazan disse uma vez que "trabalhar com um ator treinado por Meisner é uma benção". Este curso introdutório foi concebido por Stephen Bayly do Actor's Temple de Londres seguindo os princípios de trenamento atoral de Sanford Meisner para o trabalho conjunto de diretores e atores. Inclui exercícios básicos do método Meisner, a preparação emocional do ator, a construção do personagem e a decupagem de cena. Os diretores ficam no lugar do ator para entender o processo.


os professores:

Stephen Bayly: Antes de se formar em direção na prestigiosa Escola Nacional de Cinema de Londres (hoje NFTS), estudou literatura inglesa, dramaturgia, urbanismo e arquitetura no McDaniel College, na Johns Hopkins University na University of Pennsylvania .Além de dirigir filmes para TV na Grã Bretanha, foi produtor junto com Lisa Katselas, Richard III (1995) e Mrs. Dalloway (1996). Em 1997 assumiu a Direção da NFTS. Em 2003 deixou a Escola para criar a Sly Fox Films e começou a focar no estudo do método Sanford Meisner com Tom Radcliffe. Continua até hoje o trabalho com atores desde o Laboratório do Actor´s Temple e ministrando cursos na Grão Bretanha e outros países


María Gowland: Formou-se na Escuela de Bellas Artes de Buenos Aires e fez pós-graduação na Universidade de Canberra, Australia. Trabalha na industria audiovisual tanto em direção como em fotografia ha mais de 15 anos. Trabalhou como docente na EICTV, onde foi coordenadora da cátedra de direção entre 2006-2007.

vagas: 15

nível: I

ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

(2 semanas) 30 maio - 10 junho com ELISEO ALTUNAGA (Cuba) 1200 Euros

Aulas teóricas e práticas sobre o processo de criação de roteiro cinematográfico. Análise e discussão de filmes selecionados e práticas com exercícios de dramaturgia. Etapas de Criação do roteiro. Acontecimento Dramático. Línea Narrativa. Estrutura por Blocos de Roteiro. Personagem Dramático. Técnicas de Roteiro. Primeira Versão do Roteiro Literário.


o professor: Eliseo é um premiado escritor de romances, jornalista, ensaísta e roteirista de cinema, radio e televisão. É também professor do ISA (Instituto Superior de Arte de Cuba) e já ministrou oficinas de roteiro em diferentes países.

vagas: 15

nível: I

REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS

(3 semanas) maio 30 - junho 17 com PAUL REDDISH (Grã Bretanha) e MAXINE BAKER (Grã Bretanha) 1800 Euros

PROJETO PAN-CARIBENHO DE FILMES SOBRE MEIO AMBIENTE.

Dirigido a cientistas, docentes, funcionários governamentais e/ou de ONGs, assim como qualquer outro profissional da comunicação com interesse em aprender as técnicas especializadas para filmar documentários sobre a fauna e a natureza. O objetivo é que os participantes aprendam a pesquisar, filmar e editar seus projetos com padrão broadcasting. Cada estudante finalizará o curso tendo realizado um documentário em equipe. Os equipamentos utilizados serão ministrados pela oficina e com apoio de uma equipe técnica profissional (operador de câmara, técnico de som, iluminador, editor)


os professores:

Paul Reddish (Inglaterra): Depois de terminar seus estudos na Universidade de Edimburgo em 1981, entrou na BBC. Em 1997, deixa a BBC para montar sua própria produtora Free Spirit Film, focada em temáticas relacionadas à historia natural, ciência e antropologia.Tem produzido, dirigido e escrito roteiros de 25 filmes, muitos deles premiados internacionalmente. Colaborou com Sir David Attenborough em varias ocasiones. É conferencista e professor visitante da Universidade de Salford.


Maxine Baker: Documentarista, produtora, diretora e escritora. Professora titular de Documentário da Escola Nacional de Cinema e TV de Grã Bretanha. Executiva Principal do Conselho Escocês de Cinema. Jefe de Documentário da Televisão Escocesa, Glasgow. Trabalhou na WGBH de Boston, na BBCTV, em Granada TV e Cadena Norte TV entre outros. Autora de: " O Documentário na Era Digital".

vagas: 16

nível: intermediário

REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

(3 semanas) junho 20 - julho 8 com JORGE FUENTES (Cuba) 1800 Euros

A ideia base como núcleo original da obra. Tema. Pesquisa. Tratamento. Estética e especificidades do género. Entrevista: vantagens e desvantagens. O personagem. Dramaturgia: ficção ou documentário? As mediações cinematográficas. O desenho da imagem. Pré-filmagem/filmagem/roteiro de montagem/montagem/sonoplastia. A formação da equipe e os códigos de relação com os diferentes especialistas. Realização dos exercícios.


o professor: cineasta, roteirista e escritor. Professor titular do Instituto Superior de Arte (ISA) em Havana e Chefe da cátedra de Documentário da EICTV. Ministrou cursos e conferências no México, na Bélgica, na Bolívia, Espanha e os EUA. Realizou mais de 40 documentários de longa e curta-metragens, como diretor e autor de textos. Entre suas obras encontram-se: "Marzo 13", "Quien pudiera vivir", "La lucha continúa", "Goicuría 525", "Fabio", "Es vivir", "Tatu Che en el Congo", "Badenya". Seus filmes foram premiados em diversos festivais internacionais.

vagas: 16

nível: I

REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

(3 semanas) julho 11 - 29 com ROLANDO ALMIRANTE (Cuba) 1800 Euros

Introdução à historia do documentário. Metodologia de pesquisa. Especificidades da realização de documentários como interpretação criativa da realidade. Trabalhos práticos baseados na elaboração de projetos de documentário e análise de casos concretos.


o professor: Realizador e produtor de documentários e programas de TV e Radio. Diretor criativo de Publicidade. Professor de meios audiovisuais da Faculdade de Comunicação da Universidad de la Habana, del Instituto Superior de Arte (ISA), alem da EICTV. Membro da Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências dos Estados Unidos. Graduado em jornalismo no Instituto Superior de Ciências Políticas da cidade de Lvov na Ucrânia. Tradutor e intérprete de russo.

vagas: 16

nível: I

ROTEIRO DE SIT-COM

(2 semanas) julho 18 - 29 com IGNACIO LOPEZ MURO (Espanha) 1200 Euros

Introdução aos fundamentos básicos da escritura de sit-coms, da criação da ideia até o último trabalho de equipe para adicionar e aperfeiçoar gags. Serão analisados seriados de TV internacionais. Formatos. Criação de um seriado. Mapeamento de tramas. Escritura do roteiro. A comédia. Sistemas de trabalho. O mundo do estudo de gravação. Condicionamentos de produção e como resolver a partir do roteiro. Como prática será elaborada uma proposta de sit-com em equipes de 2 ou 3 pessoas.


o professor: Ignacio é roteirista, analista de roteiros, professor e documentarista. Autor de vários livros de relatos e roteirista de seriados de televisão para Telecinco e Canal Fox na Espanha como "7 vidas", "Divinos", "Periodistas" e "La familia mata".

vagas: 15

nível: intermediário

OFICINA AVANÇADA DE ROTEIRO

(5 semanas) setembro 12 - outubro 14 com FRANCISCO LOPEZ ALVAREZ (Cuba), JULIO CESAR ROJAS (Chile) e YOLANDA BARRASO (Espanha) 2000 Euros

Estruturas narrativas literárias. Roteiro cinematográfico. Arte Narrativo: Pensamento Narrativo. Categorias funcionais do Discurso Narrativo. O Pensamento Dramático. A Evolução do Modelo Dramático. Categorias Funcionais do Discurso Dramático. O Roteiro como Sistema de Representação: Estrutura. Elementos do Roteiro. Modelo de Representação para o Trabalho do Roteirista. Metodologia de Trabalho do Roteirista. Moduladores de Percepção. Moduladores de Tempo.

Desenvolvimento de Projetos: Desenvolvimento de um projeto pessoal trazido por cada aluno. Análise de projetos, assessorias grupais e individuais. Preparação do dossier profissional do projeto orientado a busca de financiamento e pitch.


os professores:

Francisco López Alvarez: Narrador, ensaísta e professor de arte. Formado em Língua Espanhola, Premiado internacionalmente, tem publicado novelas, contos e ensaios em varios paises.


Julio Cesar Rojas é o roteirista mais importante de Chile ("Los Debutantes", "Mi Mejor Enemigo", "Secuestro", e "En la Cama", entre outros). É professor de roteiro na Escola de Cinema de Chile. É também consultor de roteiro.


Yolanda Barrasa: Diretora e roteirista espanhola. Durante seu Mestrado em Roteiro foi aluna de Fernando Castels, Miguel Machalsky, Syd Field e Linda Seger, entre outros. E professora titular da EICTV onde ministra também uma oficina de 'Dramaturgia para curta-metragens'. Leciona na CETYS (Universidad Francisco de Vitoria, em Madrid).

nível: avançado

vagas: 20

REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

(3 semanas) setembro 19 - outubro 7 com BELKIS VEGA (Cuba) 1800 Euros

Origem e definição. Fundamentos e história: a obra de Robert Flaherty, os primeiros teóricos…. O Documentário como pesquisa da realidade. A documentarista esquecida: Leni Riefenstahl. O Cinema direto. O documentário de denúncia social. Jornalismo e documentário. A obra de Santiago Álvarez. Ficção e Documentário. Cada tema analisado vai acompanhado de projeções de documentários. Trabalhos práticos baseados na realização individual de um documentários da ideia até a pós-produção. Os exercícios terminados serão analisados pela turma e apresentados ao resto da escola no final do curso.


a professora: Belkis é roteirista e diretora de cinema e vídeo. Leciona no ISA (Instituto Superior de Arte de Cuba). Sua experiência como correspondente de guerra reforçou seu extenso trabalho académico sobre historia e realização de documentários em instituições cubanas e internacionais.

vagas: 16

nível: I

DA PRODUÇÃO DE CAMPO A PRODUÇÃO EXECUTIVA NO MERCADO INTERNACIONAL

(8 semanas) setembro 26 - novembro 18 com especialistas internacionais coordenados por SANFORD LIEBERSON (USA-Inglaterra) 3000 Euros

O papel do produtor, produção do grandes estúdios vs cinema independente. Desenvolvimento de projetos e o papel do produtor. Introdução ao Pitch. O mercado de televisão. Plano de filmagem e orçamento. Co-produções, venda internacional, distribuição e exibição. Problemas legais.


diretor da oficina:

Sanford Lieberson (USA- Inglaterra) Produtor independente. Chefe do Departamento de Produção da National Film and Televisión School. Especialista em distribuição de filmes na Inglaterra. Foi presidente supervisor de produções internacionais da MGM e presidente de produção da 20th Century Fox. Seu trabalho inclui filmes de grande sucesso como "Alien", "Julia", "Chariots of Fire" e "Blade Runner", entre outros. Supervisionou o lançamento internacional de filmes tão diversos quanto "Star Wars" e "Novecento".

vagas: 20

nível: avançado

CRIAÇÃO DE PROJETOS DE CINEMA E TV PARA CRIANÇAS E JOVENS

(3 semanas) outubro 17-28 com ALEJANDRO MALOWICKI (Argentina) 1200 Euros

O objetivo é capacitar aos participantes no desenho de projetos para cinema e televisão dirigidos a crianças e jovens. Ênfase nas especificidades do género e sua importância como ferramenta educacional. A linguagem audiovisual orientada a crianças e jovens. A imagem da infância a través do tempo. Conteúdos e formas de expressão em função das diferentes etapas evolutivas da criança. Influências e aportes da literatura infantil à linguagem audiovisual. Realização de uma produção audiovisual dirigida à crianças e jovens: Formatos no cinema, TV, desenho animado. Efeitos especiais. O género didático. A literatura infantil.


o professor: Alejandro é formado em Cinema na Escuela Superior de Bellas Artes da Universidad de la Plata. É diretor e produtor de filmes e programas de televisão para crianças e jovens. É também professor em diversas universidades. Seus trabalhos e programas tem obtido prêmios em festivais internacionais.

vagas: 15

nível: intermediário

DIREÇÃO DE CENA

(4 semanas) outubro 31 - novembro 25 com CORINA MESTRE (Cuba) 1600 Euros

Breve panorama da atuação dos gregos até hoje. Meios de atuação: teatro, cinema e televisão. Elementos imprescindíveis do Diretor para seu trabalho com o ator. Trabalho de mesa: Análise dos elementos dramatúrgicos que incidem no trabalho de direção de atores. Cadeia de pensamento o monólogo interno. Cadeia de Ações. Estruturas dramáticas. Técnicas de actuação, improvisação. Mis-en-scène.


a professora: Atriz e teatróloga. Jefe da Cátedra de Atuação do ISA (Instituto Superior de Arte de CUBA). Entre os muitos prêmios que já recebeu estão algumas das mais altas distinções da cultura cubana como: a medalha Nicolás Guillén e o Prêmio Majadahonda da UNEAC (União de Escritores y Artistas de Cuba); assim como também prêmios internacionais como o Cervantino em México, o Prêmio do Festival de Sitges (Espanha) e do Festival de Teatro de Moscou. Ganhou também o Prêmio Hola da Associação de Artistas e Críticos Hispanos de Nova York.

vagas: 15

nível: I

CURADORIA, PRODUÇÃO E NETWORKING DE MOSTRAS E FESTIVAIS DE CINEMA

(2 semanas) novembro 14 - 25 com PATRICIA MARTIN (Argentina) 1200 Euros

Oficina dirigida a diretores, produtores e programadores de festivais emergentes assim como a produtores culturais interessados em desenvolver mostras audiovisuais. Também poderão participar profissionais da comunicação, produtores e realizadores interessados em aprender a navegar o circuito internacional de festivais de cinema.


Os festivais como circuito de distribuição alternativa. Posicionamento, sustentabilidade e planejamento estratégico. A Arte de Programar um festival de cinema. Financiamento, patrocínio e marketing. Branding. Cross-media. Bilheteria. Turismo de festivais. Implementação e logística. Recursos humanos. Print traffic. Simpósios e Seminários. Intersecções com a indústria. Relações públicas e imprensa. Da aldeia global à aldeia local: formação de público e responsabilidade social. O futuro: festivais 2.0: blogs, integração de comunidades sociais na web e meios múltiplos.

Cada estudante poderá trazer uma proposta ou projeto para um festival ou mostra, que será desenvolvido a analisado durante a oficina.


a professora: Formada em Ciências Políticas na Argentina, con pós-graduação no Japão, Espanha e os EUA. Tem ampla experiência profissional na implantação e gestão de projetos de formação em comunicação audiovisual e também na coordenação e programação de mostras e festivais internacionais de cinema e novas mídias. Entre outras funções foi Diretora de Relações internacionais da EICTV, consultora para as Media & Visual Arts Residencies do Banff Centre for the Arts de Canadá, diretora do Centro de Realização Audiovisual do Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza, Programadora da Mostra Competitiva Ibero-americana do CineCeará e Gerente de Desenvolvimento e Conteúdos Web do Festival Internacional de Cine en Guadalajara. É diretora do Projeto Intermedi@rte e editora dos Pro@rte Clips.

vagas: 20

nível: I

os preços incluem:

matrícula + hospedagem + refeições na escola


contato para inscrições:

Patricia Martin - Projeto Pro@rte Brasil

fone: 011-37171084

email: patriciamartin@cuba-cursos.org

skype: patriciamartinbuzios

http://www.cuba-cursos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário