Gravando

sábado, 19 de março de 2011

Itaú Cultural abre o edital Rumos 2011

O Instituto Itaú Cultural lançou nesta terça-feira (22/2), em São Paulo, o programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013. Serão selecionados 80 projetos nas áreas de artes visuais; educação, cultura e arte; e jornalismo cultural, em todo o Brasil.

Em Artes Visuais, a proposta do Rumos é incentivar artistas emergentes, oferecendo aos selecionados oportunidades de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como a concessão de bolsas de estudo e participação em palestras.

Além disso, integram o programa ações de pesquisa, documentação, reflexão e divulgação da produção visual contemporânea brasileira – tanto na forma de publicações específicas e no registro do resultado em banco de dados, atualizado a cada edição, quanto na realização de exposições itinerantes que estabelecem um intercâmbio entre as diversas realidades regionais.

As inscrições vão até 29 de maio.

Já o edital de Educação, Cultura e Arte é de incentivo à formação de profissionais que desenvolvem projetos de arte e cultura fora do contexto escolar de todo o país. Esse segmento tem como público alvo profissionais que realizam ações em museus, instituições culturais, organizações do terceiro setor ou grupos informais que se identificam como educadores; arte/educadores; educadores sociais; artistas; artistas-formadores; mestres; mediadores e agentes culturais.

Os trabalhos apresentados devem ser um relato de experiência escrito ou registrado em áudio ou vídeo. A experiência relatada precisa estar em andamento, sendo que as ações podem contemplar qualquer tipo de público, sem restrição de faixa etária ou indicação de perfil/ tema, podendo, ainda, envolver qualquer linguagem artística ou manifestação cultural – como artes visuais, audiovisual, circo, cultura digital, cultura popular, cultura urbana, dança, educação patrimonial, literatura, música, mídias, teatro, ações em museus e instituições culturais.

As inscrições estão abertas até 30 de junho. Serão selecionados até 15 profissionais, que participam de viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração.

E o Rumos Jornalismo Cultural vai selecionar professores e estudantes de comunicação social e/ou jornalismo, reiterando a importância de identificar um caminho para a melhor compreensão dos papéis e das funções da mídia, da academia e das instituições culturais na construção das editorias de cultura no jornalismo.

Para os estudantes, as inscrições se dão com reportagens para a editoria de cultura nas categorias Reportagem Impressa, Reportagem Audiovisual, Reportagem Radiofônica e Web-Reportagem. Já na carteira Professor é preciso apresentar textos sobre as relações entre os cursos de jornalismo e as empresas jornalísticas, com destaque na formação dos futuros jornalistas.

As inscrições para essa categoria vão até 15 de julho.

Criado em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes e a produção e difusão de suas obras em todo o Brasil, o Rumos tem hoje como matéria-prima tanto a produção artística nas mais diversas áreas do país, quanto a intelectual. O programa mapeia talentos nestes setores, apoia a formação dos contemplados e promove a articulação e intercâmbio entre artistas, agentes culturais, pesquisadores, curadores e instituições.

Cada um dos 10 segmentos contemplados tem características específicas, mas a noção de continuidade é comum a todos eles: uma vez selecionados e finalizados, os trabalhos costumam ser apresentados em mostras, shows e outros eventos em todo o território nacional e/ou editados sob a forma de produtos culturais (livros, CDs, DVDs etc).

Para acessar o edital, clique aqui.

Fonte: Cultura e Mercado


Nenhum comentário:

Postar um comentário