Gravando

terça-feira, 10 de agosto de 2010

(Dica): Curso de História da Literatura de Ficção Científica

Dica do dia:

Curso de Extensão:

O que é Ficção Científica? O que há nessa expressão que provoca tanto interesse e fascínio em uns, e ao mesmo tempo mexe com o imaginário popular por meio de toda uma simbologia muito específica veiculada principalmente pelo cinema, como robôs, espaçonaves e alienígenas? O que nem todo mundo sabe é que a Ficção Científica começou como um gênero literário e sua manifestação como tal foi e continua sendo uma verdadeira revolução que move a cultura, mais até que o cinema. As três leis da robótica, o ciberespaço, o Second Life, tudo isso existe no mundo real hoje, mas foi criado pelas mentes de escritores de ficção científica. O curso apresentará um panorama da literatura do gênero desde sua criação “explícita” por Hugo Gernsback em 1926, com um passeio pelos antecessores diretos (Jules Verne, Edgar Allan Poe e H.G.Wells) até os dias de hoje, com autores pós-modernos que advogam uma repaginação da Ficção Científica como um gênero híbrido, como Jeff VanderMeer e China Miéville, que trabalham com vertentes como o Steampunk e o New Weird.

O objetivo do curso é mostrar aos alunos, por meio dos clássicos antigos e modernos da literatura do gênero, as mudanças pelas quais o conceito de ficção científica passou ao longo do tempo e sua influência na cultura, não só no cinema nas adaptações, mas também no cotidiano, graças ao advento da cibercultura, dos games e dos dispositivos móveis.

Fábio Fernandes é Jornalista, tradutor. Escritor, roteirista e dramaturgo. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Traduziu obras como Neuromancer, Fundação e Laranja mecânica. É autor do romance Dias de peste (2009).”

Serviço:

Público-alvo: Estudantes, escritores diletantes, professores e pessoas interessadas.
Certificado: Será conferido pela Universidade Cruzeiro do Sul e o Espaço Terracota.
Início: 11 de setembro de 2010
Duração: 18 horas
Horários: Sábados, das 9h às 12h.
Número de alunos por turma: 25 vagas .
Local do Curso: Espaço Cultural Terracota – Av. Lins de Vasconcelos, 1886 – Aclimação – São Paulo
Investimento: 120 reais (pode ser pago em 2 vezes)
Baixe o plano de aula completo clicando aqui
Dúvidas, informações: 11-2645-0549
Matriculas pelo email contato@terracotaeditora.com.br

Para quem quiser acessar o PDF:
http://www.terracotaeditora.com.br/HISTORICO%20DA%20LITERATURA%20FC.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário